27, julho de 2021

Tinta para áreas externas: saiba escolher as cores

Tinta para áreas externas: saiba escolher as cores

A escolha certa da tinta para áreas externas faz toda a diferença, não acha? Além de mostrar que a fachada é bem cuidada, a pintura nova pode transmitir a sensação que você quiser passar para as visitas.

Por isso, você precisa entender bem quais sensações são evocadas pelas cores. Afinal, se você quiser passar aconchego, não é ideal usar cores muito escuras, por exemplo.

A seguir, você vai entender quais são os tipos de tinta adequados para a superfície e depois vamos mostrar como escolher a cor perfeita.

Tipos de tinta

Acrílica

Resistente à ação do tempo, essa tinta é indicada para muros e fachadas. A opção com acabamento acetinado tem um estilo mais sofisticado, enquanto a alternativa fosca pode ser usada para fazer retoques.

Esmalte

Resistente aos tipos de clima, ela pode ser usada em fachadas de azulejo, além de PVC, metais ferrosos e alumínio. As suas versões são a fosca, alto brilho e acetinado.

Verniz

Ideal para superfícies de madeira, essa é uma tinta transparente para ressaltar a beleza da superfície.

Tinta à Óleo

Podendo ser usada no acabamento de madeira e no ferro, esse produto tem alto poder impermeável.

Epóxi

Essa tinta pode ser usada em concreto, cerâmicas e azulejos, sendo resistente às mudanças de tempo e à limpeza com produtos químicos.

Como escolher as cores de acordo com o estilo

Clássico

Se você não quer ousar demais e, ainda assim, manter um ar dignidade e discrição, a dica é usar tons neutros e terrosos, como off-white, bege e marrom claro.

Tranquilo

Se você quer sair um pouco da monotonia, mas mantendo um ar tranquilo, uma boa saída é escolher tons pastéis, como azul e verde.

Alegre

Para transmitir aconchego, alegria e criatividade, nada como as cores quentes e vivas, como amarelo, laranja e vermelho. Mas equilíbrio é tudo, portanto, cuidado com as combinações.

Sofisticado

O violeta ou roxo é uma cor que pode transmitir elegância, assim como o cinza, dentro de suas diversas tonalidades.

Lembrando que é possível, também, combinar as cores de acordo com a sua posição dentro do círculo cromático. Mas, independentemente da cor, o importante é apostar em uma tinta de boa durabilidade, ok?

Além disso, é fundamental contratar um bom profissional e fazer a manutenção de três em três anos, especialmente se você usar cores claras ou vibrantes. Agora que você sabe como escolher a sua tinta para áreas externas, conheça mais dicas de decoração no blog da Corante Tintas.

Veja nossos produtos para área externa clicando aqui, compre com segurança e receba em sua casa.