Decoração escandinava: saiba como aplicar na sua casa
Mesmo que você não tenha ouvido falar na decoração escandinava, o estilo aconchegante dessa tendência pode aquecer o seu coração.
Mas de onde vem esse nome? A Escandinávia é uma região que reúne Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia. Ou seja, é um lugar que pode ter temperaturas muito frias.
Por isso, o estilo escandinavo transforma a casa em um lugar acolhedor, elegante e confortável, ideal para receber os amigos em vez de precisar sair. A seguir, conheça as características principais desse tipo de decoração e como aplicá-la no seu próprio lar.
Minimalismo
O desapego do acúmulo de objetos é um dos conceitos atrelados ao design escandinavo. Por isso, os ambientes costumam ser organizados e simples.
Para tornar tudo mais aconchegante, é comum o uso de mantas e colchas com tecidos volumosos, tudo muito confortável. O mobiliário costuma ser clean, com composições geométricas.
Cores neutras
Para seguir o ar minimalista e organizado, a paleta de cores é neutra. Isso se traduz em paredes brancas e decoração com tons pastéis, além do uso do cinza também.
Elementos clássicos e naturais como a madeira estão presentes em sofás, pisos, camas e armários. As cores da natureza também são vistas em plantas como suculentas, que complementam o ambiente.
Faça Você Mesmo
A decoração escandinava também é adepta do movimento DIY (“Faça Você Mesmo, do inglês “Do It Yourself), ou seja, colocar a mão na massa e produzir alguns elementos de forma artesanal.
Isso vale para objetos de decoração pendurados na parede, móveis de madeira, tudo com um aspecto rústico e ao mesmo tempo organizado. A aparência de “feito à mão” combina com o estilo que evoca menos consumismo.
Iluminação de pendentes
A iluminação natural é um dos melhores elementos da decoração escandinava, mas quando se tem pouca luz no ambiente, uma das principais apostas é o uso de pendentes.
Essas luminárias são mais despojadas, o que ajuda a criar um ambiente mais aconchegante. Além disso, a presença de linhas ajuda a fortalecer a composição geométrica do lugar.
Esse tipo de decoração pode unir o clássico e o moderno com elegância, mas é preciso pensar bastante antes de começar a arrumar a casa.
Afinal, é preciso que tudo seja organizado sem excesso de elementos para que a estética nórdica seja realmente reproduzida como foi idealizada. Essa será uma boa oportunidade para se livrar de objetos que não fazem mais sentido no seu dia a dia.
Gostou da decoração escandinava? Confira outros conteúdos sobre decoração no blog da Corante Tintas e visite nosso site para comprar as melhores tintas e acessórios para sua casa.