Como tirar manchas de umidade das paredes e rodapés
Existem duas razões principais pelas quais as temidas manchas escuras de umidade podem aparecer em paredes e rodapés:
– Infiltração do encanamento hidráulico;
– Ou ambiente pouco ventilado.
Tá a fim de descobrir o segredo para remover manchas de umidade em paredes e rodapés com facilidade? Então continue a leitura!
PRIMEIRO PASSO (alternativa 01): Faça uma limpeza com água sanitária.
Em muitos casos, apenas essa limpeza já será o suficiente! E é bem simples, você precisa apenas fazer uma mistura de água sanitária com água comum, colocá-la em um borrifador, borrifar na área com as manchas, aguardar alguns minutos e então esfregar bem o local com um pano, uma esponja ou uma escova de cerdas resistentes e, por fim, limpe a superfície com um pano úmido.
PRIMEIRO PASSO (alternativa 02): Faça uma limpeza com um antimofo específico.
Faça assim como você faria com a água sanitária: borrife na área com as manchas, aguarde alguns minutos e então esfregue bem o local com um pano, uma esponja ou uma escova de cerdas resistentes e, por fim, tire o antimofo com um pano úmido.
PRIMEIRO PASSO (alternativa 03): Faça uma limpeza com vinagre branco.
Faça assim como você faria nas alternativas 01 e 02, porém sem diluir em água.
PRIMEIRO PASSO (alternativa 04): Faça uma limpeza com água oxigenada.
Faça assim como você faria nas alternativas 01 e 02, porém sem diluir em água.
PRIMEIRO PASSO (alternativa 05): Faça uma limpeza com álcool (líquido ou em gel).
Faça assim como você faria nas alternativas 01 e 02, porém sem diluir em água.
SEGUNDO PASSO (caso o primeiro não tenha sido suficiente): Utilize argamassa industrializada feita para remover manchas de umidade de paredes.
Para começar, pegue o produto e misture-o com água limpa na proporção indicada na embalagem da seguinte maneira:
Em uma vasilha limpa — protegido do sol, vento e chuva — misture todo o conteúdo de uma ou mais embalagens, adicionando a água aos poucos até obter uma consistência pastosa e firme, sem grumos secos.
Em seguida, elimine as falhas nas juntas da alvenaria, preenchendo com o produto, molhe a base e aplique o produto com uma desempenadeira e nivele tudo com uma régua de alumínio. Por fim, dê o acabamento com uma desempenadeira plástica para obter uma superfície plana e regular.
Pronto! Adeus manchas.
MOFO? NUNCA MAIS! VEJA ESSAS DICAS DE OURO:
- Notou uma mancha de umidade na parede? Limpe-a na mesma hora! Isso evita que ela afete uma área maior;
- Ao tentas retirar as manchas por métodos caseiros, sempre teste a solução de limpeza em uma pequena área para se certificar de que não irá danificar a pintura ou a estrutura da sua parede;
- Sempre busque a origem do mofo antes de limpar (se for algum problema hidráulico, você precisará de ajuda profissional);
- Não tente esconder o problema debaixo do tapete pintando a área sem fazer a devida limpeza, pois assim as manchas reaparecerão.
CONCLUSÃO
E aí, curtiu nosso guia de remoção de manchas de umidade em paredes e rodapés?
Sinta-se à vontade para conhecer mais dicas de pintura e decoração aqui no blog da Corante Tintas e aumente seu repertório de conhecimento!