22, novembro de 2021

CORES PARA O QUARTO DO BEBÊ: POR ONDE COMEÇAR E QUAIS CORES ESCOLHER

CORES PARA O QUARTO DO BEBÊ: POR ONDE COMEÇAR E QUAIS CORES ESCOLHER

Está chegando um novo membro na família?

A chegada de um bebê é um momento extremamente animador! Tudo o que a família mais quer é que o pequeno tenha um cantinho confortável e cheio de amor em casa, sendo assim, iniciam-se os preparativos para o quarto do bebê. 

Se você está nesse momento, ou em breve estará, entenda isso: não saia comprando móveis e mais um monte de coisas para o quarto do bebê antes de sequer decidir qual cor e com qual tinta irá pintá-lo. Acredite, isso irá lhe poupar muuuitas dores de cabeça!

Vamos falar um pouco mais a fundo sobre tipos de tinta e cores?

QUAL TIPO DE TINTA USAR PARA PINTAR UM QUARTO DE BEBÊ?

Veja bem, pois isso é muito importante: você NÃO PODE usar qualquer tinta para pintar um quarto de bebê!

Quer saber o motivo?

Existem tintas que podem prejudicar (e muito!) a saúde do seu bebê. Você precisa optar por tintas SEM CHEIRO e com superfície LAVÁVEL, ou seja, tintas à base de água. Além de propiciar um ambiente mais seguro para o pequeno, essas tintas também beneficiam o meio ambiente, pois não emitem compostos voláteis na atmosfera.

Aqui na Corante Tintas você encontrará uma série de excelentes opções de tintas seguras para o quarto do seu bebê, como:

– Tinta Suvinil Família Protegida: com essa tinta, a sujeira sai e a proteção fica. Ela é lavável e possui ação anti bactericida, eliminando 99% dos microorganismos por 2 anos, além de, claro, não ter cheiro.

– Tinta Coral Superlavável Antimanchas: essa tinta é uma mão na roda para quem tem bebês e crianças em casa. Como o próprio nome já diz, ela é lavável e não deixa manchas graças a um aditivo que age nas paredes, fazendo com que líquidos, como água, café, refrigerante e vinho sejam repelidos. E também não tem cheiro.

Essas duas com certeza não vão decepcionar.

QUAL COR DE TINTA USAR PARA PINTAR UM QUARTO DE BEBÊ?

As cores influenciam o nosso comportamento e afetam nossas emoções desde os primeiros dias de vida, por isso é muito importante cautela na hora de fazer a escolha da cor da tinta para o quarto do seu bebê. Primeiro, pense: você quer que essa cor que irá ser pintada agora permaneça durante anos? Ou você tem disposição de ficar trocando a pintura conforme a fase da vida do pequeno? Isso irá influenciar diretamente na escolha, visto que para quem deseja manter a decoração do quarto, o ideal é optar por cores mais sóbrias. Para lhe ajudar nessa decisão, separamos alguns significados e impactos de cores na decoração, confira:

– Azul: caso opte pela cor, dê preferências para tons mais clássicos de azul claro, pois favorecem a intuição e o raciocínio. Evite tons escuros e cinzas, podem trazer um ar triste ao ambiente;

– Verde: essa é uma cor queridinha. O verde acalma e está ligado a natureza, favorece a concentração e evolução do bebê. É uma ótima escolha para esse ambiente, mas, assim como o azul, recomendamos que você opte por tons mais claros;

– Rosa: tons claros de rosa são uma opção muito popular para quartos de menina, e não é a toa! O rosa claro tem o poder de trazer uma sensação de aconchego e calma para o ambiente.

– Branco: uma cor coringa, fica bom em tudo! Inclusive no quarto do bebê. O branco ressalta o clean, a pureza e a inocência.

– Amarelo: essa é uma cor vibrante e energética, então deve ser usada com cautela. Sempre opte por tons claros e mesmo assim nunca pinte um quarto todo de amarelo. Pinte apenas uma parede, faça um padrão listrado ou coloque um papel de parede que tenha detalhes com a cor.

– Nude e tons terrosos: assim como o branco, são sempre bem vindos, mas, com ressalvas. Use-os em equilíbrio com outras cores para evitar criar um ambiente monótono, pesado e desagradável.

– Vermelho: evite colocar vermelho nas paredes, seja qual for a circunstância. Opte por colocar apenas objetos decorativos com a cor (mas sem exageros).

NÃO COMPRE NADA ANTES DE LER ESSA DICA:

Às vezes, a empolgação pode nos fazer tomar decisões não muito inteligentes, então aqui vai uma dica: antes de escolher qualquer tonalidade para o quarto do pequeno, faça um teste nas paredes do local. A maioria das cores costuma variar de acordo com a iluminação natural e artificial. Compare-a pela influência de vários tipos de iluminação e veja se continua do seu agrado.

CONCLUSÃO

É importante se atentar para o tipo de tinta a ser utilizado, visando a preservação da saúde do bebê e ter consciência de que o uso de cores para esse ambiente vai além dos princípios estéticos, como vimos na influência de determinadas cores no ambiente. Se você tiver esses pensamentos em mente, não irá fazer uma escolha equivocada.

E aí, já decidiu qual vai ser a tinta e a cor com a qual você vai pintar o quarto do bebê?

Sinta-se à vontade para conhecer mais dicas de pintura e decoração aqui no blog da Corante Tintas e aumente seu repertório de conhecimento!

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre reforma e decoração no Blog da Corante Tintas.