06, abril de 2021

Mofo na parede: confira 3 soluções para o problema

Mofo na parede: confira 3 soluções para o problema

O mofo na parede resolveu dar as caras na sua casa? Mais comum de aparecer em lugares menos arejados como banheiro e cozinha, essa mancha se trata de uma proliferação de fungos. Por isso, além de deixar tudo feio, o bolor ou mofo na parede pode ser prejudicial à saúde da sua família.

Antes de começar a consertar o problema, não se esqueça de identificar a causa. Normalmente, o bolor surge em ambientes fechados e que excedem a umidade em 55%, mas não deixe de chamar um especialista para averiguar a questão. Afinal, é muito chato fazer todo o esforço e depois o problema continuar aparecendo, concorda?

A seguir, você vai saber como o mofo pode prejudicar a saúde e conhecer soluções práticas para eliminá-lo. 

Por que o mofo faz mal para a saúde?

Esse problema indica a proliferação de fungos, o que pode provocar problemas respiratórios e alérgicos para quem vive ali, especialmente quem tem asma. A situação pode resultar em quadros de sinusite ou de bronquite crônica. 

Além disso, o mofo também pode ser responsável por eczemas e dermatites atópicas. 

3 formas de eliminar o mofo na parede

Antes de colocar as mãos à obra para consertar a parede, não se esqueça de usar equipamentos como luvas, máscaras e óculos de proteção. Além disso, tente deixar o ambiente mais ventilado para evitar a intoxicação dos gases formados com a reações dos produtos químicos com os fungos. 

1. Água sanitária

Com água sanitária dentro de um borrifador, espalhe sobre o local e esfregue com um pano limpo. 

Outra maneira de usar a água sanitária é diluí-la em água e depois usá-la para limpar a parede com uma esponja grossa.  

2. Água oxigenada

Coloque a água oxigenada em uma escova de limpeza na mesma proporção da mancha, deixe agir por 15 minutos e esfregue até que o mofo saia. Depois limpe com água normal. 

3. Vinagre e álcool 

Ferva 10 litros e coloque tudo em um balde. No recipiente, misture o líquido com vinagre e álcool (em uma proporção de 10 litros de água para 1 xícara de cada um). Depois aplique na parede e esfregue com uma escova. 

Como prevenir o mofo na parede?

Depois de conhecer a causa do problema e fazer todo esse esforço para eliminá-lo, o melhor é se preparar para evitar que ele apareça novamente. 

Por isso, priorize a circulação de ar na casa, com portas e passagens abertas sempre que possível. Além disso, não deixe paredes ou móveis molhados. 

Durante a reforma, priorize o uso de tintas antimofo e faça a impermeabilização das superfícies. 

Gostou das dicas? Conheça o nosso blog