OS PRINCIPAIS TRUQUES MAIS USADOS POR PINTORES PROFISSIONAIS
Lembra quando você estava na escola e os professores faziam revisões para a prova e passavam bizus?
Pois bem, nós da Corante Tintas seremos seus professores agora e vamos te passar uns bizus que vão fazer toda a diferença no seu processo de pintura. Continue a leitura!
NÃO ERRE O TOM
Não deixe para ir comprando as latas de tinta conforme a necessidade. Pare por um momento e calcule o quanto de tinta você vai precisar (inclusive, temos um post aqui no blog ensinando a fazer esse cálculo!).
A importância disso é a seguinte: digamos que você precise de 3 latas de tinta. Se elas forem de lotes diferentes, pode acontecer de haver uma diferença no tom da cor. Mas, caso você tenha feito o cálculo e tenha descoberto que precisa apenas de 3 latas mesmo, misture-as em um único recipiente para igualar os tons e só então inicie a pintura. Dessa forma, você irá garantir que tudo estará no mesmo tom.
PROTEJA O CHÃO
Não use plástico para cobrir o chão, isso é furada! As chances de você pisar na tinta úmida e fazer a maior sujeira pela casa são enormes. O melhor material que você pode usar para cobrir o chão é PAPELÃO! Isso mesmo, de preferência, aquele ondulado, pois absorve a tinta que cai e faz com que ela seque rapidamente.
Lembra daquelas caixas de papelão velhas no armário? Elas podem ajudar.
PRESTE ATENÇÃO NO CLIMA
Ninguém diz isso, mas o clima é muito importante no processo de pintura, então sempre confira a previsão do tempo antes de começar. Se o clima estiver muito úmido, a tinta demora consideravelmente mais para secar. Se o ar estiver muito seco ou quente, será mais difícil espalhar a tinta, o que fará com que a parede fique manchada, portanto, evite dias em que a umidade esteja menor que 10%.
ATENTE PARA O ESTADO DA PAREDE
Se a parede está apenas suja, sempre a limpe com água e detergente antes de iniciar a pintura.
Se a parede está com mofo, limpe o local com água sanitária.
Se algum pequeno ser humano fez uma arte na parede, o álcool pode lhe ajudar a remover o desenho, caso tenha sido feito com caneta colorida (as famosas, “canetinhas”). Já se o desenho foi feito com caneta esferográfica, infelizmente você terá que lixar o local.
CUIDADO COM O RODAPÉ
Antes de pintar a parede, você precisa proteger o rodapé. Compre a fita crepe mais grossa que você encontrar e cubra-o com cuidado para preencher toda a área e ainda passe uma régua para garantir a aderência.
Uma boa dica é começar pintando o centro da parede para então puxar a tinta em direção ao rodapé, pois dessa forma o pincel chega mais “seco” no chão.
CUIDADO COM AS PORTAS E JANELAS
Para isso proteger as dobradiças de portas e janelas passe vaselina líquida, pois isso as deixará oleosas e impedirá que a tinta grude nelas.
Para proteger a moldura, cubra-a com fita crepe (assim como você fez no rodapé, lembra?).
Não precisa se preocupar muito com os vidros, eles provavelmente só serão sujos com pingos da tintura do teto e você ainda pode evitar que isso aconteça se não passar o rolo em direção à janela, mas sim no sentido contrário. Mas, caso ainda suje os vidros, é fácil de resolver: espere a tinta secar e com uma espátula de plástico remova os respingos.
PARA CONSEGUIR UM RESULTADO PERFEITO
Talvez você até tenha ouvido falar de uma ou outra dica que citamos anteriormente, mas essa aqui ninguém conta! Para ter mais facilidade no trabalho e um melhor resultado:
– Passe um pincel nos limites da parede;
– Antes de deixar essa tinta secar, complete a área com o rolo;
– Espere 3h e repita a aplicação.
Dessa forma, a segunda demão eliminará as diferenças entre os cantos, que foram pintados com pincel, e o centro, que foi pintado com rolo.
CONCLUSÃO
E aí, gostou dos bizus? Já anota em um caderninho porque eles fazem toda a diferença no processo de pintura. Teste e comprove!
Sinta-se à vontade para conhecer mais dicas de pintura e decoração aqui no blog da Corante Tintas e aumente seu repertório de conhecimento!