22, junho de 2021

Pintura marmorizada: como aplicá-la na parede?

Pintura marmorizada: como aplicá-la na parede?

Uma parede com pintura marmorizada é referência imediata de elegância. Mas como o mármore em si é um material muito caro, existe uma técnica que imita o efeito por um preço bem mais econômico.

A marmorização da parede pode ser feita em paredes e bancadas para recriar a ilusão do mármore sem deixar a elegância de lado. Algumas das principais cores para aplicar a pintura são o branco, o marrom, o bege etc.

Para esse tipo de trabalho, é ideal contratar mão-de-obra qualificada e materiais de qualidade. Antes de seguir com a reforma, pesquise qual é o tipo de mármore que você deseja reproduzir, como, por exemplo, com veios (riscos). Veja a seguir como a técnica é feita.

Passo a passo da pintura marmorizada

Material necessário

  • Lixa 500;
  • Selador de parede acrílico;
  • Desempenadeira;
  • Tinta de textura marmorizada;
  • Rolo de pintura;
  • Pano;
  • Cera pastosa incolor.

Como colocar em prática

  1. Lixe a parede ou bancada para remover as imperfeições até tudo estar nivelado. Retire o pó acumulado com um pano seco.
  2. Aplique duas demãos de selador com o rolo de pintura. Espere quatro horas entre uma demão e outra.
  3. Aplique a textura na parede ou bancada com uma desempenadeira. São três demãos de textura com intervalos de quatro horas de uma para a outra.
  4. Depois de 24 horas, lixe a parede para remover pequenas imperfeições e limpe com um pano.
  5. Aplique a cera pastosa com o pano.

Quais os melhores locais para aplicar a técnica?

Não há uma regra clara sobre o lugar certo para aplicar. Você pode usar a pintura marmorizada em toda a parede ou em pequenos espaços para destacar quadros, por exemplo.

Entre casas, escritórios e comércios, essa textura pode ser também utilizada em halls de entrada, paredes de corredor, banheiros, cozinhas, salas e muito mais. Na dúvida, é bom contratar profissionais de design e decoração para planejar melhor o ambiente.

Para quem deseja esse efeito no piso, não é ideal usar essa técnica pelo desgaste que a pintura pode sofrer. No entanto, é possível usar um porcelanato líquido.

Viu só como não é preciso gastar uma fortuna para ter um resultado elegante? Para que a sua pintura marmorizada fique mais bonita, é preciso escolher bem as cores e fazer contrastes para que o estilo fique marcante.

Além disso, planeje bem a quantidade de material gasto e as medidas do local em que a tinta será aplicada.

Gostou do conteúdo? Descubra mais dicas de pintura no blog da Corante Tintas.