QUAIS AS TENDÊNCIAS DE CORES PARA PINTURA EXTERNA DA CASA?
Está se preparando para pintar o exterior da sua casa? Então o conteúdo de hoje é para você!
Pintura é o mais acessível tipo de reforma e que traz maiores impactos para os ambientes, e isso não vale apenas para os ambientes internos, hein? A fachada da casa é como se fosse seu cartão de visitas, deve demonstrar a sua personalidade; e nada melhor do que fazer isso senão com cores.
No entanto, a escolha da pintura da fachada pode ser um momento de grande indecisão devido a infinidade de cores disponíveis no mercado e as combinações possíveis. Então, como decidir?
Tá a fim de conhecer as maiores tendências em pinturas externas para residências e acabar de vez com a indecisão? Então continue a leitura!
COMO ESCOLHER?
Antes de olhar para as tendências, é preciso que você treine seu olhar considerando certos aspectos-chave, como:
- Qual é o estilo da sua construção? Arquitetonicamente e estruturalmente falando.
- Onde sua casa está localizada? É um local quente ou frio?
- Qual é a sua personalidade? Você prefere um estilo mais clássico, industrial, contemporâneo…?
- Não faça o exterior completamente diferente do interior da edificação! Eles devem “conversar” entre si de forma harmônica.
- Pense em combinação de cores e texturas para criar uma fachada mais dinâmica.
QUAIS SÃO AS MAIORES TENDÊNCIAS?
Agora que você já afiou seu olhar para o que melhor se encaixa na sua edificação, veja se alguma dessas tendências de cores para fachada lhe cabem:
- Branca: uma fachada com pintura branca misturada com alguma outra cor de pintura ou um revestimento diferente pode trazer um aspecto clean e moderno, além de ser uma escolha segura para locais com clima mais quente, pois o branco é uma cor que ajuda na dissipação do calor inferido pelos raios solares.
- Bege ou Off-White: vão muito bem com branco e trazem um ar de maior sofisticação para a edificação. Pense em utilizar tons de bege para criar um maior dinamismo e destacar ainda mais a fachada.
- Tons terrosos: esses são coringa! Ao combinar vários tons terrosos você pode conseguir um resultado mais sóbrio e moderno, já com um ou dois tons terrosos + uma cor vibrante para um elemento de destaque na fachada, podem trazer um ar contemporâneo e descontraído para a construção.
- Cinza: para você que não quer arriscar e gosta de um estilo mais clássico, cinza claro + portas e janelas brancas podem proporcionar essa energia. Já você que gosta de um estilo mais industrial, tons de cinza mais escuros + preto podem ser muito interessantes, principalmente quando pensamos em efeitos como o cimento queimado.
- Azul: ótimo para quem gosta de ser o “diferentão”! O azul tem tons que agradam a gregos e troianos; por exemplo, ao utilizar o azul em tom pastel você pode conseguir um efeito clássico de casa de boneca, já ao utilizar o azul em um tom vibrante junto a outras cores vibrantes, você pode conseguir aquela fachada de destaque que, ao ensinar alguém a chegar na sua casa, basta falar que “não tem erro!”.
- Amarela: para você que quer passar uma energia de casa “coração de mãe: sempre cabe mais um”. O amarelo em tons mais claros traz uma sensação de acolhimento.
CONCLUSÃO
A escolha da cor de pintura da fachada de uma casa deve estar de acordo com os ambientes internos da residência e os gostos dos moradores, porém, saber disso não é o suficiente para facilitar essa importante decisão. Uma boa alternativa é olhar para as maiores tendências em pinturas externas de casas da atualidade e, assim, descobrir o que se encaixa melhor para a sua proposta.
Sinta-se à vontade para conhecer mais dicas de pintura e decoração aqui no blog da Corante Tintas e aumente seu repertório de conhecimento!