24, setembro de 2021

Decoração provençal: o que é como aplicar no dia a dia?

Decoração provençal: o que é como aplicar no dia a dia?

Já ouviu falar em decoração provençal? Esse estilo combina o rústico e o delicado em um resultado super aconchegante.

A seguir, saiba mais sobre essa tendência, de onde ela surgiu e como aplicá-la na sua realidade.

O que é decoração provençal?

Surgido no século XVI, o estilo nasceu na bucólica e charmosa região de Provença, no sul da França.

Muitos camponeses queriam reproduzir o estilo dos móveis luxuosos de nobres em suas casas, mas sem a mesma fortuna, as peças ficavam com algumas imperfeições.

Para melhorar o resultado, eles aplicavam um revestimento para tentar corrigir os buracos. Com o tempo, a mobília se desgastava e adquiria uma aparência rústica.

Hoje, essa técnica é mundialmente conhecida como pátina e o estilo provençal foi criado a partir da criatividade dos camponeses.

Como aplicar no dia a dia?

A decoração provençal é conhecida pela presença de flores, tons pastéis e móveis antigos com pátina. Não é preciso usar todos esses elementos com exagero, apenas escolher pontos focais no lugar.

Confira como aplicar esse estilo no seu ambiente.

Flores

Imagem: Grassfire

Um dos maiores símbolos do estilo provençal, as flores podem ser colocadas em vasos pela casa, papéis de parede, colchas de cama, cortinas ou capas de almofada. As lavandas, inclusive, são as flores típicas de Provença.

Paleta de cores

Imagem: Architecture Art Designs

O branco é a cor base dessa decoração e pode ser misturado com tons pastéis de azul, verde e rosa. Se você não quiser um ar muito feminino, pode se aproximar das tonalidades de azul.

Móveis antigos

Imagem: Betty Moore / Medium

Indispensáveis nesse tipo de decoração, esses móveis são de madeira com efeito pátina, o que confere um aspecto mais rústico. Eles podem ser usados como penteadeira, além de armários e poltronas com pernas.

Espelhos e lustres

Imagem: Deavita

O romantismo também combina com a elegância. Espelhos com molduras tradicionais e lustres clássicos – de preferência com cristais – são um toque decididamente provençal.

Eles fazem referências aos objetos luxuosos da nobreza que eram reproduzidos pelas pessoas comuns. 

Estampas

Imagem: Decorexpro

Uma das mais conhecidas do estilo é a Toile de Jouy, que remete às ilustrações do século XVIII, além das listras e florais. Elas podem ser aplicadas em cadeiras, sofás, papéis de parede e objetos decorativos.

O estilo não precisa ser o único na sua casa. Ao mesclar a decoração provençal com toques contemporâneos, você equilibra as belezas campestres com a vida urbana.

Gostou desse conteúdo? Veja mais dicas de decoração no Blog da Corante Tintas.