31, março de 2022

TIPOS DE TINTAS PARA OS AMBIENTES DA CASA

TIPOS DE TINTAS PARA OS AMBIENTES DA CASA

Está fazendo aquela tão sonhada reforma na sua casa e chegou o momento de escolher as tintas? Então o texto de hoje é para você! Sabe, mais importante do que escolher bem a cor da tinta é escolher corretamente o tipo de tinta para cada ambiente.

Sim! Dependendo da finalidade, um tipo de tinta será mais adequado que o outro, então é preciso definir bem o que você necessita para só então pensar em cores.

Vai pintar o que? 

Banheiro? Cozinha? Quarto de bebê? A fachada da sua casa? 

É mesmo? Bacana… E qual tipo de tinta você vai usar: tinta acrílica, tinta acetinada, epóxi ou…?

Se tiver ficado confuso na hora de responder a última pergunta, não se preocupe! Pois, para cada ambiente existe um tipo de tinta ideal e é sobre isso que vamos falar hoje.

Continue a leitura!

Quais tipos de tinta existem?

Olha… Alguns! Haha. Podemos citar estes como os principais:

– Tinta Látex ou PVA: secagem rápida, fácil aplicação, não possui cheiro forte, acabamento fosco que ajuda a disfarçar imperfeições na superfície.

– Tinta Acrílica (acabamento fosco, acetinado ou semibrilho): impermeável, secagem rápida, melhor cobertura, disfarça possíveis imperfeições na parede, fácil limpeza, antimofo.

– Tinta Superlavável: fácil aplicação, pouco cheiro, repele líquidos, é difícil de manchar, boa para repintura ou superfícies descascadas.

– Tinta Inodora: boa para quem tem muita sensibilidade ao cheiro, sumindo em até 3 horas após a aplicação.

– Tinta Antimofo: possui em sua fórmula propriedades fungicidas e bactericidas.

– Tinta Esmalte (à base de água ou solvente): indicada para superfícies de madeira e ferro.

– Tinta Epóxi (acabamento fosco ou brilhante): duráveis, resistentes à umidade, impermeáveis, bom custo-benefício.

– Tinta Óleo: pode ser utilizada em paredes ou superfícies de madeira ou ferro, é lavável, durável e impermeável.

– Tinta a Cal: é ideal para superfícies de grande porosidade, produz um efeito rústico, tem baixíssimo custo e é sustentável.

Como escolher o tipo de tinta mais adequado para cada ambiente?

Talvez, ao ler anteriormente sobre os principais tipos de tinta e suas características, você já tenha tido uma certa noção de qual funcionaria melhor em determinado caso, porém, para ficar mais claro vamos citar os principais ambiente de uma casa e falar um pouco de qual o melhor tipo de tinta para cada um deles, bem como a justificativa para tal.

Para a COZINHA e para o BANHEIRO, a tinta acrílica é uma boa pedida, já que possui características impermeáveis e resiste bem a variações de temperatura, no entanto, para o banheiro você também pode usar a tinta antimofo, devido às propriedades fungicidas e bactericidas, trazendo uma proteção extra ao ambiente e prolongando a higiene.

Na SALA e nos QUARTOS, a tinta látex PVA é ideal já que se adequa bem a ambientes internos secos, o acabamento fosco encobre imperfeições, tem pouco odor e seca rapidamente. Já no QUARTO DE BEBÊ, recomendamos a tinta inodora, por ser mais amigável em questão de cheiro. No QUARTO DA CRIANÇA, não tem nada melhor que uma boa tinta superlavável, pois permitirá eliminar facilmente manchas de lápis, caneta, bebidas e alimentos. 

VARANDAS e ÁREAS EXTERNAS precisam de uma tinta que seja impermeável e muito resistente, por isso, recomendamos a tinta acrílica e epóxi.

DICA DE OURO: seja lá qual for a necessidade de cada ambiente, as tintas Suvinil têm as propriedades corretas para tal!

CONCLUSÃO

Trocar a pintura é o tipo de reforma mais barato e que traz mais impacto nos ambientes, então é uma ótima opção para quem quer renovar os ares. No entanto, é preciso se atentar para as particularidades de cada ambiente para escolher um tipo de tinta que se adeque a elas: ambiente seco, molhado, interno, externo, exposição a altas temperaturas ou não, etc.

Sabendo as particularidades de cada ambiente e de cada tipo de tinta, a criatividade é o limite!

Sinta-se à vontade para conhecer mais dicas de pintura e decoração aqui no blog da Corante Tintas e aumente seu repertório de conhecimento!