PINTURAS E DECORAÇÕES MONOCROMÁTICAS – UMA TENDÊNCIA QUE NUNCA SAI DE MODA
A dúvida na hora de combinar cores vem para a maioria das pessoas que não estão familiarizadas com o círculo cromático ou simplesmente são indecisas sobre como combinar diversos tons e matizes no mesmo ambiente. Às vezes, por mais que a moda e a colorimetria ditem que certa cor combina com outra, você pode não sentir vontade de fazer essas cores coexistirem no mesmo ambiente que você – e tudo bem.
O que muita gente deixa de levar em conta é a possibilidade da, atemporal e de muito bom gosto, decoração monocromática. Você é uma delas?
Quer conhecer mais sobre essa possibilidade que nunca sai de moda? O post de hoje é para você! Então continue a leitura.
DECORAÇÃO MONOCROMÁTICA – UMA TENDÊNCIA QUE NUNCA SAI DE MODA
Existem vários adjetivos que podemos utilizar para caracterizar a decoração monocromática, mas se tivéssemos que escolher apenas um, com certeza seria: coerente.
Existe certa satisfação e até mesmo paz interior quando observamos a uniformidade de uma cor em um objeto, em um espaço, em roupas, ou seja, lá onde for; diferentemente do que acontece quando entramos, por exemplo, em um quarto infantil, cheio de brinquedos, lápis de cor, bichinhos de pelúcia e demais estímulos de diversas cores no ambiente. São duas propostas diferentes para dois públicos diferentes.
É preciso compreender que cores transmitem sensações, e até mesmo no monocromático é preciso equilíbrio. Todo e qualquer tipo de cor tem o poder de influenciar diretamente no nosso humor, podendo afetar até mesmo a nossa produtividade. Não é à toa que salas de aula do jardim de infância são tão coloridas – a intenção é estimular a criatividade dos pequenos; não é à toa que lanchonetes de fast food tem cores tão vibrantes e luzes tão fortes – a intenção é que a pessoa consuma o lanche rapidamente e não se sinta confortável em permanecer mais tempo, dando lugar a outro cliente. Entende?
Talvez você esteja se perguntando como alcançar o equilíbrio se monocromático significa ter apenas uma cor, certo? A dica de ouro é que você trabalhe com vários tons, inclusive com o menos e o mais saturado deles: o branco e o preto. Para deixar o ambiente ainda mais harmônico, aposte em texturas e acabamentos diferentes, tanto nas paredes quanto no mobiliário e na decoração; por exemplo: paredes brancas e a decoração em tons de azul, um tapete cinza, um frigobar preto. Que tal?
CONCLUSÃO
E aí, ficou inspirado? A decoração monocromática é ótima e nunca sai de moda! Sala azul? Quarto verde? Cozinha vermelha? Lavanderia amarela? Se você quiser, claro! Por que não? Mas, caso você ainda não se sinta confortável em decidir por si só qual cor utilizar na sua decoração monocromática, é válido investir em um profissional para lhe ajudar com isso – e, caso não esteja podendo investir em ajuda profissional, dê uma olhada no nosso blog! Temos muito conteúdo de valor que pode lhe trazer segurança nessa escolha.
Vai pintar? Então já sabe, né? As melhores tintas e acessórios de pintura você encontra aqui na Corante Tintas! Entre em contato conosco.